terça-feira, 6 de junho de 2017

Caminho Imperial

O Caminho Imperial em Santa Cruz. No pedestal há um bloco com uma inscrição remetendo a Dom Pedro II, Wikipedia
O Caminho Imperial em Santa Cruz. 
No pedestal há um bloco com uma inscrição remetendo a Dom Pedro II.


Marco 11, localizado na largo entre a Avenida Felipe Cardoso e a Avenida Isabel, no bairro de Santa Cruz
Marco 11, localizado na largo entre a Avenida Felipe Cardoso e a Avenida Isabel, 
no bairro de Santa Cruz

Caminho Imperial (também chamado Caminho dos Jesuítas, Caminho das Minas, Estrada Real de Santa Cruz e Estrada Imperial de Santa Cruz), foi uma via que unia a cidade do Rio de Janeiro ao sertão, passando pela Fazenda dos Jesuítas, ao longo da então Capitania do Rio de Janeiro, nos séculos XVII e XVIII. Fazia parte da Estrada Real, que ligava o Rio de Janeiro às Minas Gerais, por onde passava o ouro a caminho da metrópole portuguesa.

Após a independência do Brasil (1822), transformando-se a cidade do Rio de Janeiro no Município da Corte, a via passou a ligar a Quinta da Boa Vista à Fazenda Imperial de Santa Cruz, sendo usualmente percorrido pelo imperador e pela sua família. À época, era assinalado pelos Marcos Imperiais. Uma diligência diária fazia o transporte de passageiros entre a Fazenda de Santa Cruz e o Palácio de São Cristóvão numa viagem de mais de cinco horas.

Diante do progresso urbano, os antigos marcos se confundem atualmente, na paisagem, com os balizadores e o caminho virou avenida, rua ou alguma construção. Constituiu, até a inauguração da Avenida Brasil, a principal via de acesso rodoviário à capital do país.

A prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio de algumas universidades da zona oeste, tem procurado resgatar uma parte dessa história esquecida da história do Brasil mediante a instalação de sinalização indicadora do primitivo traçado do Caminho Imperial.

Iniciando no Largo da Cancela, no bairro de São Cristóvão, considerado então a entrada terrestre da cidade, corresponde hoje a uma série de vias importantes:

Rua São Luís Gonzaga
Avenida Dom Hélder Câmara
Avenida Ernani Cardoso
Estrada Intendente Magalhães
Avenida Marechal Fontenelle
Avenida Santa Cruz
Rua Artur Rios
Avenida Cesário de Melo

Rua Felipe Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário